Info

REVISTA LA MISIÓN 2019


La Misión Brasil é uma corrida de trekking de montanha onde os atletas devem optar, no momento da inscrição, entre as distâncias de 80km (HALF MISION), 50km (SHORT MISION), 35km e 15Km. A corrida é livre, sem paradas obrigatórias, os corredores podem correr ou caminhar, parar e descansar onde e quando quiserem. A La Misión Brasil é uma corrida que deve ser feita na forma de autossuficiência, isso significa que os corredores devem levar todo o seu equipamento obrigatório, hidratação, vestuário e alimentos durante a corrida.A prova tem sua origem na lendária La Misión, evento que ocorre na Patagônia Argentina.

Também é realizado, durante o evento, a La Misión Kids, destinado ao público infantil, aonde recebemos cerca de 100 crianças.

Desde 2013 a etapa Brasil é realizada na cidade de Passa Quatro e desde 2017 a Tambo é a responsável por toda a organização do evento.

HISTÓRICO/ECÔNOMIA

Os participantes são oriundos de todas as regiões do Brasil, recebendo representantes dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal. A expectativa para os próximos anos é ter aumentar a representatividade do público estrangeiro. Alguns países já marcaram presença no evento, sendo: África do Sul Argentina, Colômbia, Chile, Estados Unidos e França.

Evolução de participantes com a Tambo:

– 2017: 250 atletas

– 2018: 700 atletas

– 2019: 1150 atletas

– 2020: cancelado em virtude da pandemia COVID-19

– 2021: 1300 atletas (limite máximo previsto)

Estimamos que, durante o evento, a cidade de Passa Quatro receba um público total de aproximadamente 3500 pessoas, divididos entre atletas, acompanhantes, equipe de trabalho e expectadores.

O público é composto por profissionais liberais, empresários, funcionários públicos e etc, dos mais diversos segmentos. Todos amantes do esporte e apaixonados pela nossa região.

Através de estudos realizados desde 2017, observamos que o evento tem um forte impacto econômico no município, onde podemos destacar:

– 100% de ocupação da rede hoteleira;

– 400% de aumento nas vendas do comércio local;

– 250% de aumento nas vendas de produtores locais (artesanato, gastronomia caseira e outros)

– Cerca de 300 contratações temporárias;

– 200 contratações de equipe local para trabalhar no evento;

– Aquisição de bens e insumos utilizados durante o evento, no comércio local.

A estimativa é que o evento movimento no município de Passa Quatro o equivalente a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), representando um considerável impacto na economia local.

SÓCIO-AMBIENTAL

A La Misión Brasil, nos últimos anos, vêm tendo um importante papel na preservação e manejo das trilhas da Serra da Mantiqueira, em especial na Serra Fina.

Em parceria com os órgãos ambientais responsáveis, executamos trabalhos de conservação das trilhas existentes no percurso. A implementação dessas medidas é de caráter permanente e beneficia os usuários (turistas e locais) durante todo o ano.

No ano de 2019, plantamos 1150 arvores na Floresta Nacional de Passa Quatro, em parceria com o ICMBio.

O aspecto social é de grande relevância para a organização e podemos destacar a realização de algumas ações:

– Arrecadação, em 2019, de 2300 litros de leite doados a Santa Casa de Caridade de Passa Quatro;

– 100% de inscrição gratuita para as crianças do Lar Esperança e Amor;

– Doação de tubulação permanente de água e esgoto para instalação de banheiros no “calçadão” da cidade;

– Intermédio com marcas e parceiros para incentivo a atletas do município;

Nos últimos anos acompanhamos a evolução e aumento no número de atletas da cidade em decorrência da apresentação dessa nova modalidade esportiva, sendo também um importante fator de incentivo ao desenvolvimento do esporte local.

 

MAIS INFORMAÇÕES ACESSE: www.lamisionbrasil.com.br

Info